Em sua 40ª edição, Feirinha São Luís celebra o Dia Internacional da Mulher

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Nesse domingo (11), a Feirinha São Luís, realizada pela Prefeitura por orientação do prefeito Edivaldo e coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), em alusão ao dia 8 de março, celebrou o Dia Internacional da Mulher. Uma das novidades desta edição foi a presença no local do Consultório Móvel com a oferta de serviços na área de saúde. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde. A programação da Feirinha incluiu ainda a ações de beleza voltadas para o público feminino, atrações culturais, produtos da agricultura familiar e artesanato.

A Feirinha ocorre sempre aos domingos, das 7h às 15h, na Praça Benedito Leite e tem como objetivo principal incentivar a venda de produtos agroecológicos oriundos da agricultuira familiar. Durante todo este mês, serão celebradas no espaço as conquistas femininas e a luta por igualdade

Para o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues, celebrar o Dia da Mulher tem uma grande importância social e corrobora a política de valorização implementada na gestão do prefeito Edivaldo. “Por tudo o que elas representam socialmente, fibra, garra, lutas e vitórias, as mulheres merecem ser valorizadas sempre“, destacou o secretário.

A cada edição o público da Feirinha se depara com uma novidade. O Consultório Móvel foi a deste domingo. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), disponibilizou a unidade móvel de saúde Consultório Volante com a oferta de serviços como aferição de pressão arterial, glicemia, vacinação (tétano, hepatite B, rubéola e febre amarela), testes rápidos e preventivo de câncer de colo uterino. O Consultório Volante é uma novidade da Prefeitura, resultado de emenda parlamentar do vereador Pavão Filho que também acompanhou as ações da unidade na Feirinha.

O secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho, acompanhou a ação e explicou que a unidade vai possibilitar atendimentos médico (pediátrico, clínico geral e ginecologista) e odontológico em áreas onde não têm Unidade Básica de Saúde. “É mais uma alternativa de acesso aos serviços de saúde, pois com isso poderemos chegar a comunidades bem distantes; além de atender também em grandes eventos, oferecendo novas alternativas à população”, disse o secretário.

A ação também terá como foco a educação e saúde, com a realização de capacitações, palestras e várias atividades que possam sensibilizar a população a cuidar da saúde de um modo geral, tais como alimentação, higiene e cuidados básicos que ajudam a melhorar a condição de saúde da população.

EMBELEZAMENTO

Na área da beleza foi oferecido, em parceria com a empresa Mary kay, limpeza de pele, maquiagem e demonstração de produtos estéticos da marca. E ainda por meio da parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), foi ofertado para as mulheres serviços como oficina de flores de papel e performance teatral com o ator Josimael Caldas.

Maria Antônia, de 37 anos, trabalha com serviços gerais e aprovou a iniciativa. “É muito bom comemorar o Dia da Mulher se sentindo valorizada, com serviços bons, em um ambiente agradável e ainda uma festa ao ar livre acessível a todos”, garantiu.

O projeto Feirinha São Luís é ponto de encontro, compras, lazer e diversão de famílias, amigos e turistas que visitam a capital maranhense. Motivos para visitar o espaço é que não faltam: abastecer a geladeira de produtos agroecológicos cultivados na região metropolitana, encontrar artigos decorativos artesanais, boas leituras com obras de autores locais, ou tomar café da manhã e almoçar. Tudo isso com diversas atrações artísticas.

CULTURA

A programação cultural ficou toda no comando das mulheres nessa edição voltada para elas. No gospel, Dory Lima e Banda. Na MPB, Rose Maranhão. A energia e empoderamento feminino do Trio 123 (Tássia Campos, Milla Camões e Camila Boueri), e As Brasileirinhas com um mix musical, encerraram a festa.

A Feirinha São Luís iniciou em junho de 2017 e conquistou o público ao longo das edições. Apenas no primeiro ano, movimentou, em média, 15 toneladas de produtos e subprodutos da agricultura local. A comercialização no entorno de toda a Praça Benedito Leite conta com uma média de 90 pontos de empreendimentos, movimentando o turismo na capital e a geração de renda.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Be the first to comment on "Em sua 40ª edição, Feirinha São Luís celebra o Dia Internacional da Mulher"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*