ALEMA

CAMARA SLZ

Júnior Verde quer que Governo do Estado assuma projeto dos Bombeiros Mirins

Júnior Verde quer que Governo do Estado assuma projeto dos Bombeiros Mirins

O deputado estadual Júnior Verde (PRB), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública, conduziu nesta sexta-feira (25) reunião na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa para debater a possiblidade do Governo do Estado assumir o projeto dos Bombeiros Mirins.
No início, todos assistiram a um vídeo mostrando as ações do Bombeiros Mirins nos 27 polos nos quais o projeto existe, sendo dez em São Luís, e os demais no interior do Estado. O autor da proposta para que o governo assuma o projeto, Júnior Verde, explicou que a reunião serviu para trazer os coordenadores dos polos e representantes das secretarias estaduais, para debater o tema.
“O projeto ser assumido pelo governo é de fundamental importância e significará, principalmente, avanços na educação e nos valores importantes que serão repassados para a geração futura”, afirmou.
De acordo com o deputado, atualmente o projeto acontece exclusivo por ação do próprio Bombeiros Mirins. “O projeto tem um trabalho social muito grande e maravilhoso, por meio do Bombeiro Mirim e do Idoso, mas precisa ser expandido, por que se reflete na segurança pública e no âmbito familiar, porque os jovens de hoje serão os adultos de amanhã, se refletindo também nos indicadores sociais”, garantiu.
Júnior Verde disse que o objetivo é levar as secretarias a interagirem, adotando o projeto como política pública, unindo os esforços para levá-lo a todas periferias, tirando as crianças e adolescentes das drogas e da violência, uma vez que ensina os valores do respeito, do compromisso e da honra.
O promotor de Justiça, Márcio Tadeu, falou na reunião sobre o lado legal, para assegurar que as ações do projeto sejam adotadas sem ferir os direitos das crianças e adolescentes. Ele elogiou o fato do projeto incentivar a disciplina e o trabalho solidário. “Não é mais projeto, já evoluiu para um programa; e pode ser enquadrado como programa de apoio e orientação sócio familiar para buscar recursos públicos”, afirmou. O promotor sugeriu que seja inscrito no Conselho Municipal dos Direitos da Criança, o que permitirá a apresentação de projetos junto ao Fundo Municipal da Infância, uma vez que todos municípios têm recursos para a área.
Os representes dos órgãos estaduais também falaram sobre o assunto e explicaram as áreas nas quais o Governo do Estado pode ser parceiro com o Bombeiros Mirim.
O comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Cel. Célio Roberto, elogiou a iniciativa do deputado Júnior Verde, e disse que ele tem sido amigo dos bombeiros. “É um projeto de alcance grande por fazer a prevenção social, apostando num futuro melhor para as crianças num esforço gigantesco. Muito feliz com a iniciativa do deputado porque ele tem levantado essa bandeira na Assembleia, com resultados proveitosos, mas é preciso regulamentar para que seja ação de governo”, explicou.
O coordenador do Bombeiros Mirim desde 2015, Cel. Izac Matos, contou que conduzir o projeto é muito gratificante e desafiador. “É um projeto social muito louvável que beneficia vários municípios, mas precisa do apoio do Estado para que as ações sejam mais eficientes e maiores. O projeto dá noções de cidadania e prevenções da área de bombeiros, promovendo o futuro cidadão”, disse.
Participaram o comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Cel. Célio Roberto; o coordenador do projeto, Cel. Izac Matos; o promotor de Justiça da Infância, Márcio Tadeu Silva; o secretário adjunto do Trabalho e Economia Solidária, Sílvio Pinheiro; e a representante da Secretaria de Educação do Estado, Aléia Pires.
Agência Assembleia
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x